Pages

sábado, 28 de agosto de 2010

Calculando as quantidades

Você vai reunir uns amigos em casa, certo? A última coisa que você quer é que no meio da noite falte comida e seus convidados resolvam ir embora para fazer um lanchinho. Certamente, também não quer que após horas de boa conversa ainda tenha uma montanha de comida na geladeira.

Se você acha que calcular bem as quantidades é besteira...Isso é um problema seu. Mas se você está interessada em não deixar faltar nada, isso é um problema nosso. Então prepare-se, pois agora segue umas dicas que vão lhe ajudar a escapar da síndrome do estômago vazio.

O primeiro passo é definir quantos amigos vai receber e a duração da festa. Feito isso, defina o que vai servir. Se você optar por uma reunião com bebidinhas e aperitivos, faça o seguinte cálculo: de 12 a 15 unidades por pessoa de salgadinhos, pãozinho,..., e uma média de 500ml de refrigerante ou uma garrafa de cerveja por convidado. Caso você também vá servir as famosas caipirinhas e caipiroscas, reserve uma garrafa de vodka e cachaça, bem como alguns litros de refrigerante e suco para o preparo.

Mas se sua recepção for um animado churrasco, considere 300gr de carne, 50gr de arroz (sem ser cozido, tá?!) e 150 gramas de vegetais, para fazer a festa.

A sobremesa é a hora do pecado. Se for sorvete, calcule uma bola por cada boca gulosa. Já docinhos é uma média de 5 a 6 por pessoa. Caso a opção seja uma torta, são 100 gramas para cada, mas muitas confeitarias já vendem os bolos por número de pessoas o que facilita bem sua vida. Ah!! Também não se esqueça de ter sempre água e uma limonada geladinha, porque depois de saborear seu cardápio, seus convidados podem ter sede.

Agora se você se esforçou mas acabou escorregando em alguma conta. Não perca o rebolado. Lembre-se que você está em casa e são todos seus amigos. Peça uma pizza, selecione os sabores, faça pipoca e divirta-se.

Mais dicas aqui:
http://www.imigrantesbebidas.com.br/festas/casamentos-calcule.htm
http://www.tudoparasuafesta.com.br/princ/rev_infant/aliment/quantid.htm

2 comentários:

  1. Esse cálculo nunca vale na minha casa... exagero é o meu nome!
    O bom é que sempre rende um lanchinho caprichado no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a mania das nossas famílias de interior, Ju: fartura! rs Mas dá pena quando estraga...

    ResponderExcluir