Pages

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Inaugurações e reinaugurações

O momento de convidar os amigos para conhecer sua casa nova é sempre muito especial. É aquele início de relacionamento entre seu novo lar e a farra que ocorrerá durante muitos anos. Com o tempo, pode ser que vocês passem da cerveja para o cafezinho e do churrasco para as festas dos filhos. Eu sou sempre a favor de ter rituais para esses marcos. Deixar uma energia boa no local.

Quando enviou os convites para a primeira festa na sua casa, uma amiga minha mandou um saquinho de semestes junto. Na noite, os amigos chegavam e plantavam o que seria o jardim de inverno da casa dela. Quem é religioso pode convidar os familiares para um momento de oração. Ou deixe uma parede a ser terminad, quem chegar para o primeiro churrasco é convidado a dar uma pincelada.

Inauguração não precisa nem ser da casa toda. Terminou o deque? Finalmente está com a cozinha equipada? Redecorou a sala? Pois é hora de celebrar. Coisas simbólicas para ter os amigos nessa hora não faltam. Você pode pedir que eles tragam uma foto com você (daquelas que sempre ficaram de mandar por e-mail e nunca o fizeram) e colocar em um mural no seu escritório novo. Ou deixar algo da decoração por terminar e deixar que eles ajudem a escolher os locais. Cuidado para não exigir trabalho em sobrecarga, a ideia é que a brincadeira seja fácil e barata para os convidados.

O caminho de pedrinhas do seu jardim, por exemplo, pode ser completado pelos convidados. No Natal, festas para enfeitar a árvore são sempre ótimas. Cada pessoa traz um enfeite daqueles baratinhos mesmo ou eles podem tirar da árvore deles e levar para a sua. No fim, sua árvore está linda e repleta de lembranças de pessoas queridas.

Um comentário:

  1. Ai, que bacana. Nunca pensei nessas ideias tão simples, mas muita legais. Louca para comprar uma casa só para botar em prática.

    ResponderExcluir